Visita de estudo ao Museu da Criança

25-11-2011 13:30

No passado dia 16 de novembro fomos ao Museu da Criança que fica no Jardim Zoológico.

Fomos de camioneta com as professoras e as outras turmas do primeiro ano.

No museu fomos ver a exposição sobre "Os cinco sentidos e as emoções".

Quando chegámos, lanchámos antes de entrar. Depois do lanche entrámos e uma das guias do museu veio ter connosco para começarmos a visita.

A nossa guia chamava-se Susana Banana e era muito simpática.

A Susana levou-nos a visitar a exposição e começámos pela sala do Tato. Nesta sala tivemos que nos descalçar para podermos sentir tudo o que pisávamos, passámos por um corredor e sentimos palha, tábuas e pedras. Em seguida fomos tocar nas paredes e sentimos os objetos que estavam lá colados (esponja, pedras...), depois sentámo-nos em diferentes cadeiras (umas eram sanitas, outras tinhas pregos, pedras, bolas, redes e palhaços escorregadios).

A nossa professora sentou-se na cadeira de rede e caiu!

Foi muito engraçado, rimo-nos todos!

Após sentirmos tudo, calçámo-nos e passámos para a sala do Paladar. Nesta sala desinfetámos as mãos e a Susana Banana deu-nos a provar várias coisas com sabores diferentes e nós tivemos que adivinhar o que era e se era salgado, doce, ácido ou amargo. Fizemos muitas caretas e o que a maioria  gostou mais foi do açucar.

Em seguida passámos para a sala da Visão, mas, tivemos que passar por um corredor com um espelho e quase todos bateram nele, porque ele estava a enganar a nossa visão, parecia que tinhamos que andar em frente, mas, à nossa frente só estava o espelho! Foi muito divertido de ver!

Nesta sala jogámos o jogo da memória, fizemos puzzles, construções com triângulos e mascarámo-nos com chapéus e perucas.

Depois da sala da Visão fomos para a sala do Olfato. Nesta sala estivemos a ver o nosso cérebro e os sitios onde, no cérebro, fica cada sentido.

A seguir fomos cheirar as flores. Cada uma tinha um cheiro diferente, umas cheiravam bem outras cheiravam mal. Sentimos cheiros a morango, perfume, canela, baunilha, gasolina, cebola e outros. 

Por fim fomos para a sala da Audição e ouvimos sons que tivemos que descobrir de quem eram, como por exemplo, um bébé a chorar, um leão a rugir, um helicóptero, um burro a zurrar, um porco a roncar e vários outros sons. Depois fomos para uma roda de colunas e tivemos que descobrir qual a coluna de onde vinha o som de uma campainha.

Quase todos gostámos de todas as salas dos sentidos e por isso não conseguimos escolher a preferida.

Quando nos despedimos, a nossa guia, a Susana Banana, deu-nos os parabéns porque nos tinhamos portado muito bem!

A nossa professora ficou muito orgulhosa!

Esta visita foi espetacular!

Os Curiosos da Condessa aconselham-te a visitares este museu.

Adeus até à proxima visita!

Os Curiosos da Condessa

—————

Voltar